Sendo o segundo ano da pandemia da Covid-19, fica bem óbvio como a logística interferiu nos negócios.
Neste artigo, separamos alguns dos impactos que o sector sofreu nos últimos meses. Além disso, você confere quatro tendências que vão pautar a indústria nos próximos anos.
Mudanças da logística na pandemia
O alto número de infectados pela Covid-19 impactou diversos sectores. Alguns foram mais afectados pelas regras de distanciamento social, como turismo, bares e shoppings. Outros, considerados serviços essenciais, conseguiram mostrar mais resiliência.
É o caso da Logística, que mais uma vez se provou fundamental para manter os demais ramos da economia abastecidos. No entanto, isso não significa que não houve queda.
O principal obstáculo da logística na pandemia foi garantir a segurança para todos os envolvidos na cadeia de produção e distribuição. Não à toa, a automatização de processos e descentralização das operações ganharam força no último ano.
Tendências da logística na pandemia
Uma das principais tendências da logística na pandemia é o uso de tecnologia nos processos. Esse já era um comportamento visto, mas foi acelerado para minimizar o contato entre profissionais.
Confira abaixo outros pontos que tendem a marcar a logística dos próximos anos:
Diversificação das cadeias
Ainda que a globalização veio para ficar, nem sempre é possível contar com fornecedores que estão muito longe. Por isso, o mercado pode ver uma desaceleração das cadeias globais de suprimento. Ou seja: uma priorização de locais mais próximos de produção de onde o produto será consumido.
Consequentemente, essas grandes cadeias devem dar lugar a cadeias menores e mais espalhadas.
Logística 4.0
O conceito de Logística 4.0 não é de hoje, mas sua importância se intensificou com a pandemia. É a chamada “Fábrica Inteligente”, que se traduz em produção auto-otimizada e auto-organizada.
A logística na pandemia é caracterizada pela conexão de objectos cotidianos com o digital, possibilitando novas práticas dentro das empresas. Da mesma forma, é uma aposta em gestão, produção avançada e novas práticas dentro do ambiente fabril.
No entanto, nem todos os processos são tecnológicos. Para preparar sua empresa para essa nova realidade, é preciso repensar a organização espacial do armazém. O local deve contribuir para o andamento fluido da operação.
Dentro deste cenário, é essencial usar sistemas de armazenagem inteligentes para a movimentação de materiais. O objectivo deve ser reduzir ao máximo o desperdício de espaço e de outros recursos.
Flexibilidade
Por fim, a logística na pandemia precisa ser flexível. Empresas com apenas um fornecedor podem sofrer com falta de insumo se não tiverem um plano B.
Esse é o momento ideal para avaliar a dependência da sua empresa de clientes, fornecedores e insumos. Se um deles não entregar o combinado ou não fizer a compra esperada, seu negócio quebra? Se a resposta for “sim”, você tem um problema.
Busque margem para trocar de parceiros ou de mercados. Em crises severas, como a provocada pela Covid-19, todos sofrem o impacto em sua logística. Contar com mais opções pode ser a salvação do seu negócio.
Os impactos da logística na pandemia vão causar diversas consequências ao longo dos anos. O sector precisa se adequar para lidar com os próximos desafios e oportunidades.